domingo, 10 de abril de 2011

Bom gosto

      "Sabe, independente da época 
em que foi gravada, música boa
 não tem prazo de validade."

       É. Sinto pena desta nova geração. Apesar de já nascerem mergulhados em novas tecnologias, nem imaginam - e, muitos, tão pouco interessam-se - em conhecer as riquezas da antiguidade. Tem tanta coisa que está sendo esquecida. Como músicas, por exemplo. O repertório que temos atualmente não merece nem ao menos ser comparado com o antigo. Não é exagero. Vez ou outra ainda encontro algumas músicas boas sim. Mas escute Kenny Rogers seguido de Lady Gaga, só pra ter uma ideia. Ainda acha que ela merece todos os prêmios de destaque que recebeu? Bom se você nasceu posterior a década de 90, achará que sim, e mais, terá plena certeza de que eu tenho uns 40 anos. Pois bem, engana-se profundamente. Também nasci na década de 90. Mas fiz e faço parte de um pequeno grupo, selecionado a dedo, que mesmo nascido naquela época, veio para este mundo com muito bom gosto. E que se decepciona a cada dia, ao ver jovens e adolescentes idolatrando grupos que se designam novos roqueiros, ou novos sertanejos, revolucionando, o mundo musical. Pra pior, é claro. 

         Pense agora nos filmes clássicos. E nos musicais. Assisti dia destes, mais uma vez, ao filme Dirty Dancing (1987), que reuniu uns dos melhores elencos e a uma das melhores trilhas sonoras que eu já ouvi. Sem desmerecer o mundo cinematográfico atual, filmes como este é que me encantam, afinal conseguiam prender o público pelo enredo e não pelos efeitos especiais. E o que falar dos videoclipes então? Violência, nudez, vocabulário obsceno.. Aliás muita gente por aí, canta músicas estrangeiras sem nem ao menos saber do que se trata. Basta o ritmo valer a pena, que a letra já cai nas graças do povo. Tudo isso me impressiona diariamente. E me assusta ao saber que com o tempo, tende a ser pior. O bom gosto das pessoas, definitivamente, está em extinção. E eu acredito piamente que talvez seja muito mais certeiro afirmar que nasci no século errado, do que esperar que daqui há alguns anos o mundo acorde e coloque, mais uma vez, em sua trilha sonora, as belas músicas do passado.

2 comentários:

  1. Gabriele, ótimo post! Felizmente somos parte de um grupo diferenciado que reconhece o valor da boa música, sem rótulos. Sinto-me imensamente feliz por ter herdado do meu pai o bom gosto e o que chamo de 'senso classificatório'. Agradeço a ele sempre que posso por ter me presenteado desde sempre (e continuar presenteando) com bons álbuns de variados estilos. Me inspiraste, a propósito, a postar sobre um assunto parecido... espero que venhas a lê-lo logo.
    Beijão! ♥

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Gabi. Belo post!

    E esse filme é demais!

    ResponderExcluir